Sempre gastamos mais do que lucramos: Riot Games admite falha com jogo de cartas de League of Legends e anuncia mudanças drásticas

‘Mesmo com cortes na equipe de desenvolvimento, ainda é esperado que o game continue dando prejuízos para a Riot Games. A “esperança” é que seja pouco dinheiro, para que assim outros jogos possam cobrir o rombo.’

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No mesmo comunicado em que anunciou o despedimento de meio milhar de trabalhadores, a Riot confirmou que a equipa de desenvolvimento de Legends of Runeterra foi uma das mais afetadas. Além disso, a desenvolvedora anunciou mudanças imediatas sobre as quais ofereceria mais detalhes em um comunicado futuro. Já chegou o dia desses “mais detalhes” e alguns dos principais gestores da empresa se apresentaram para explicar tanto os problemas que levaram a esta situação quanto os ajustes que farão para tentar remediá-los sem deixar de lado o projeto.

O grande problema de Legends of Runeterra, como não poderia deixar de ser, é econômico. Marc Merrill, um dos fundadores da Riot Games, explicou a situação desta forma: “Queríamos ter um modelo de negócios generoso para os jogadores que lhes permitisse ter muitas cartas para experimentar sem sentir que teriam que gastar centenas de dólares para simplesmente poder construir decks … Fomos capazes de fazer isso, mas nunca acertamos completamente. Sempre gastamos mais no desenvolvimento do jogo ou no apoio à comunidade do que ganhamos", explicou o cofundador da Riot Games, segundo o 3DJuegos.

A Riot Games explicou que, de fato, a diferença entre os rendimentos obtidos e os necessários para manter o game a plena capacidade era muito elevada. Isso os levou a não lançar produtos cosméticos mais ambiciosos: “Mesmo que pudéssemos produzi-los confortavelmente, a diferença entre a receita que projetamos e o que realmente precisávamos para manter o PvP era muito grande”. Por outro lado, surpreende que, apesar das necessidades, a Riot sempre se recusou a monetizar as cartas de forma agressiva e seguir o modelo de negócio dos projetos “tradicionais”.

A desenvolvedora também queria tirar outra das maiores dúvidas da comunidade. Por que o jogo nunca foi lançado na China se eles precisavam gerar mais receitas? “Nós nos esforçamos muito após o lançamento, mas no final não conseguimos … O principal problema é que não só temos que enviar a versão atual do jogo para as agências chinesas como elas também têm que nos aprovar para uma licença … É preciso muito trabalho para fazer mudanças. Simplesmente não poderíamos nos dar ao luxo de parar o desenvolvimento de jogos por meses para fazer isso”.

“Não posso compartilhar os detalhes exatos, mas o resultado final é que LoR custou muitas vezes o dinheiro que gera. Quando investimos mais em marketing e desenvolvimento de cosméticos, acabamos ampliando a distância entre custo e benefício. … Ainda esperamos que Legends of Runeterra perca dinheiro todos os anos. No entanto, o valor precisa ser algo mais razoável para que outras partes da empresa possam cobri-lo.”

RiotMeddler, sobre Legends of Runeterra (via Reddit).

Os desenvolvedores garantem, apesar de todas essas circunstâncias negativas, que Legends of Runeterra não será fechado em um futuro próximo. Em vez disso, eles se concentrarão nos modos de jogo PvE e especificamente no The Path of Champions, uma vez que era a forma mais popular de jogar. “Nosso plano é adaptar mais o tamanho da equipe e o investimento à base de jogadores disponível”, explica a Riot Games, segundo o 3DJuegos.

LoR continuará recebendo novos recursos e diversos tipos de conteúdo, embora o cronograma de atualização ou a taxa de chegada de novos campeões ainda não tenham sido decididos.

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Riot Games30 de Abril de 2020

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