Riot Games manipula partidas para fazer você perder? Cientista analisa 178 mil jogos de LoL e tem a resposta

Os dados são impressionantes.

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Os resultados de todos os jogos de League of Legends jogados nos servidores oficiais podem ser acessados publicamente por meio de uma API oficial da Riot Games. Assim, o astrofísico decidiu investigar 178.500 partidas criando “um banco de dados equilibrado com jogadores de todas as divisões”. A hipótese era simples: “Se houver uma ‘Loser Queue’, devemos ver um desvio na série de vitórias e derrotas que a diferencie significativamente de uma situação puramente aleatória”. Nesse sentido, seu estudo enfatizou as correlações. Simplificando: qual é a probabilidade de ganhar depois de ganhar e qual é a probabilidade de perder depois de perder.

O que o estudo mostrou é que o resultado de uma partida de League of Legends tem muito pouco efeito sobre o resultado da próxima: “A correlação mais forte é apenas com o jogo anterior. Os jogadores reduzem sua taxa de vitórias em cerca de 0,6% após uma derrota e a aumentam em 0,12% após uma vitória com margem de erro de 0,17%. Se a “fila dos perdedores” existisse, seria de se esperar que a mudança na porcentagem de vitórias/perdas fosse maior. De acordo com esses resultados, ou a “fila dos perdedores” não existe ou é completamente ineficiente. Quaisquer que sejam os sentimentos sobre a seleção de campeões ou ao jogar, não há efeito significativo na experiência de jogo dos usuários”.

Um estudo científico semelhante a este foi publicado pelo mesmo autor no ano passado com resultados semelhantes. No entanto, na época, ele foi criticado por não atender os padrões científicos que se esperaria de alguém em sua posição. É por isso que, neste caso, temos acesso a um artigo que foi revisado por três outros cientistas. “Como não há revistas acadêmicas interessadas nesse tipo de coisa e eu não estou disposto a pagar por publicações do meu próprio bolso, fiz com que ele fosse revisado por três colegas que são PhDs ou estão em processo de obtenção de PhDs”, explicou o usuário. É claro que ele também se submete à análise do público ao compartilhar todo o material gratuitamente por meio de um site do github.

Com relação ao baixo efeito que o resultado de um jogo tem sobre o próximo (0,6%), o estudo diz que “é muito mais provável que essa baixa correlação seja explicada por fatores psicológicos”. Há outros estudos estatísticos sobre League of Legends que recomendam que, para eliminar essa chance extra de perder após uma derrota, é melhor descansar alguns minutos entre os jogos. Além disso, embora as análises sejam limitadas ao MOBA, esperamos que elas também se apliquem a outros jogos da Riot Games.

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Riot Games27 de Outubro de 2009

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